voltar
Projeções de Abril

O projeto "Projeções de Abril" consiste numa projeção de vídeo mapeada (videomapping) numa maquete da fachada principal do Quartel do Carmo, cuja temática é o do paralelismo entre os acontecimentos vividos no dia da Revolução do 25 de abril de 1974 e o dia cinquenta anos depois. Esta projeção é complementada por uma performance minha, a tocar, usando violino, a Grândola Vila Morena de Zeca Afonso. O principal objetivo, com este projeto, foi o relembrar a todos um pouco da História dos acontecimentos da Revolução do 25 de abril de 1974, realizando um paralelismo entre as fotografias captadas durante a Revolução do dia 25 de abril de 1974 e os festejos dos 50 anos da Revolução. Este paralelismo é obtido através de uma comparação entre as imagens daquele dia e as imagens captadas cinquenta anos depois, usando planos semelhantes, nos mesmos locais, e de pessoas fazendo gestos ou poses parecidas, criando no espetador uma perspetiva comparativa, mostrando que passado meio século a Revolução ainda está atual e as pessoas continuam a manifestar o seu apoio e interesse opara com os objetivos que estiveram na base deste acontecimento nacional. A maquete construída para o projeto foi totalmente feita pelo aluno, com ajuda de uma ex-aluna do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, usando K-Line (de 3 e 5mm), papel vegetal, rede (usada para as janelas do Quartel) e cartão canelado reciclável (para reforçar a construção). Para sustentar a maquete o aluno montou uma estrutura usando um quadro branco que a escola forneceu, e madeira que foi, gentilmente, cedida pelo avô da ex-aluna já mencionada. Nesta estrutura é projetado um videomapping com fotografias captadas por fotógrafos portugueses conceituados, no dia 25 de abril de 1974, durante os acontecimentos que deram corpo à Revolução dos Cravos, e com fotografias captadas pelo aluno durante as cerimónias e parada militar comemorativa, ocorridas no dia 25 de abril de 2024, nos mesmos locais. Foram realizados alguns subprodutos complementares, nomeadamente um cenário de realidade aumentada, usando um cubo construído através do software CoSpaces, um cartaz, logótipo do projeto e um jogo / puzzle (idealizado como produto de merchandising).
Tags: Videomapping,Histórico
Edição: 2024
Agrupamento/escola: Agrupamento de Escolas D. Dinis Lisboa
Curso: Técnico de Multimédia
Categoria: Multimédia (Vídeo, animações, imagem e design gráfico)
Autor(es): João Rafael Fernandes Cantador Martins

Professor(es): José Nunes Sílvia Pinto
Inserido a: 22-07-2024
Ciclo de ensino: Ensino Profissional