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PokéSpectra

"PokéSpectra" é um jogo de aventura e estratégia desenvolvido com a engine Unity, inspirado no universo Pokémon. Este tenciona proporcionar uma experiência imersiva e cativante, combinando elementos clássicos dos jogos de Pokémon com novas funcionalidades e gráficos aprimorados. O objetivo principal de "PokéSpectra" é proporcionar entretenimento aos jogadores enquanto estes exploram um vasto mundo cheio de vida. No papel de um jovem treinador de Pokémon, os jogadores terão a oportunidade de desenvolver as suas habilidades estratégicas, tomar decisões críticas em batalhas e interagir com um ambiente ricamente detalhado. A história começa com o jogador, um jovem de 10 anos, que se prepara para embarcar na sua jornada como treinador Pokémon. Ao visitar o laboratório local, o jogador terá a oportunidade de escolher o seu primeiro parceiro Pokémon, iniciando assim uma aventura épica. Ao longo do jogo, os jogadores viajarão por várias cidades e ambientes naturais, enfrentando desafios, capturando novos Pokémon e competindo contra outros treinadores em batalhas emocionantes. Neste mundo os jogadores podem interagir com NPCs, objetos e o ambiente ao seu redor. Elementos como portas, tabuletas informativas e NPCs interativos enriquecem a experiência de jogo. O sistema de movimentação permite aos jogadores se moverem em oito direções diferentes e correr ao pressionar a tecla Shift. O novo sistema de input facilita a interação com o jogo, seja através do teclado ou de comandos. O jogo possui um ciclo de dia e noite sincronizado com o horário real, alterando a iluminação do ambiente e proporcionando uma experiência dinâmica e realista. As batalhas podem ocorrer contra Pokémon selvagens ou treinadores. Utilizando fórmulas de cálculo de dano precisas, cada batalha é uma oportunidade para os jogadores testarem suas estratégias e habilidades. O jogo inclui ainda menus de fácil navegação, como o menu inicial, menu de pausa e menu da equipa. Estes menus permitem ao jogador gerir a sua equipa, verificar informações detalhadas dos Pokémon, organizar itens e salvar o progresso do jogo. No início do jogo, o jogador pode escolher entre três Pokémon iniciais clássicos: Bulbasaur, Charmander e Squirtle, cada um com suas próprias características e habilidades únicas. Neste projeto é utilizado um ScriptableObject para salvar o progresso do jogo, garantindo que todas as informações sejam armazenadas de maneira organizada e acessível. "PokéSpectra" foi projetado com gráficos detalhados e paisagens deslumbrantes. Desde florestas exuberantes até cidades vibrantes, cada cenário é cuidadosamente elaborado para proporcionar uma experiência visual imersiva. O uso de HDRP (High Definition Render Pipeline) permite criar gráficos de alta qualidade, embora tenha exigido otimizações para manter o desempenho em diferentes dispositivos. Durante o seu desenvolvimento, enfrentaram-se vários desafios técnicos, como a transição de URP para HDRP, que exigiu uma reconfiguração dos materiais e otimizações para melhorar a performance. Implementaram-se técnicas como Occlusion Culling e LOD (Level of Detail) para garantir que o jogo fosse executado sem ocorressem qualquer falhas de performance. "PokéSpectra" não é apenas um jogo, mas uma plataforma para os jogadores mergulharem num mundo de aventura e estratégia. O projeto, embora já robusto, continua em desenvolvimento, com planos para adicionar novas cidades, ginásios, habilidades de voo, natação e a capacidade de montar Pokémon, melhorando ainda mais a mobilidade e a experiência do jogador.
Tags: Entretenimento
Edição: 2024
Agrupamento/escola: Agrupamento de Escolas Raúl Proença
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Categoria: Jogos
Autor(es): Diogo de Freitas Salgueiro Fernandes

Professor(es): Maria de Lourdes Gomes
Inserido a: 22-07-2024
Ciclo de ensino: Ensino Profissional